quarta-feira, 10 de abril de 2013

Existe diferença entre arrependimento e remorso?


Nesta próxima sexta-feira, com a graça de DEUS, terei a oportunidade de participar de mais um Debate Melodia. Nesta oportunidade estaremos debatendo um tema importante para nossa vida cristã: “Você sabe qual é a diferença entre arrependimento e remorso”
Na verdade, é simples entender quais as diferenças entre um e outro. Neste breve texto quero pontuar duas diferenças básicas entre o remorso e o arrependimento.
Prisão X Liberdade:
A primeira diferença é que o remorso nos prende ao passado (ao erro, a atitude feita de forma errada, criando feridas); já o arrependimento nos liberta do passado e nos faz mudar de atitude.
São parecidos, pois ambos os sentimentos são de tristeza por algo feito. Para mim, a grande diferença está na consequência de cada um, pois, como disse, o remorso cria uma prisão e o arrependimento traz libertação, porque o remorso nos prende ao erro e o arrependimento nos liberta do erro e nos leva a mudança.
O remorso gera angústia e tormento. O arrependimento gera desejo de mudar o curso tomado por causa de algo feito.
O discurso do remorso é: “por que eu fui fazer isso? Por que agi desta forma? Eu sou horrível, eu não mereço nada”.
Já o discurso do arrependimento é: “Eu não quero mais cometer este erro. Eu serei melhor. Eu vou mudar”.
A origem
A segunda diferença entre um e outro é a origem do sentimento. Remorso vem do coração humano ou, até mesmo, de uma opressão satânica. A acusação de satanás gera remorso.
Já o arrependimento vem da ação do Espírito Santo no coração humano. Quem convence do pecado, da justiça e do juízo é o Espírito Santo (João 16:8-9). No texto de II Coríntios 7:10, o apóstolo Paulo nos ensina que a tristeza gerada por DEUS é arrependimento, mas a tristeza vinda do mundo (da consciência humana ou do diabo) gera morte. E neste ponto podemos definir a grande diferença entre um e outro: o arrependimento gera vida e o remorso a morte.

Que do nosso coração possa brotar o verdadeiro arrependimento que nos levará a sermos melhores a cada dia.

Um comentário:

  1. Olá Pastor! Meu nome é Márcia Andréia, hj sou da Ig. Cristã de Nova Vida em Vista Alegre/RJ. Se eu não estiver enganada, fomos da mesma Ig. de Vida em Inhaúma. Sempre vc e sua esposa (até então sua noiva) sempre foram muito simpáticos comigo! Deus sempre os abençoe! Ouvi sua participação no programa Tribo Melodia, em 28/12/13. Benção pura!

    ResponderExcluir