quinta-feira, 6 de maio de 2010

O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

Não sei direito o que é, mais algo estranho está acontencendo no meio cristão pelo mundo. Sou leitor de revistas e de matérias sobre os movimentos e ministérios cristãos nos mais diferentes lugares do mundo. Isso não só com a intenção de me manter atualizado sobre notícias relevantes do cristianismo, mas também de saber o que DEUS está fazendo no mundo através dos mais diferentes ministérios.

Pois bem, nestes últimos 45 ou 60 dias estou assustado com a quantidade de pastores de relevância mundial, nacional ou mesmo local (em uma cidade ou bairro), que estão pedindo afastamento do ministério. Por último agora um renomado pastor americano pediu que sua Igreja o afastasse do ministério por 6 meses para que ele possa sair em um retiro com sua esposa.

O curioso é que, nesses casos, não vem a público nenhum encândalo moral desses ministros, o que é muito bom, mas que me deixa um pouco intrigado (não sei nem que sentimento eu tenho em relação a isso). Não é que eu quisesse que a justificativa para o afastamento de tais homens fosse por causa de algum pecado, mas é que se fosse (graças a DEUS não é), seria fácil de explicar, apesar da tragédia que tudo isto representaria. Então é óbvio que eu não queria que fosse por causa de pecado. Entendam isso, por favor. Tenham essa certeza: eu prefiro que não seja por nenhum escândalo provocado por pecado.

O problema (pelo menos pra mim) é que não consigo entender o que tem levado homens bem sucedidos em seus ministérios a "abandonarem" suas Igrejas, seus ministérios, suas agendas, enfim, tudo aquilo que DEUS lhes confiou, para fazerem sei lá o que. Quero que meus leitores entendam a aflição da minha alma: não estou fazendo nenhum tipo de julgamento sobre esses homens e suas deicsões, apenas é algo que tem me inquietado nestes dias.

Eles alegam (há uma certa conhecidência na justificativa de todos eles) é que precisam desse tempo para tratar de suas almas, suas famílias, incluindo esposas, filhos, netos, enfim, de suas vidas. Não sei o que pode levar alguém a este ponto: de entender que a única alternativa é o afastamento, o isolamento, a fuga de tudo e todos, para assim encontrarem um lugar para se tratarem. Eu não sei o que está acontecendo.

O que sei é que faço isso todos os dias. Tento, todos os dias, tratar da minha alma, da minha família, do meu casamento, de meus filhos, enfim, da minha vida. Não posso me comparar a nenhum deles. Eles são maiores do que eu, seus ministérios infinitamente mais influentes e suas realizações muito maioires que as minhas; mas eu não quero e lutarei com todas as minhas forças para não chegar a este nível de esgotamento em que precise fuigr para me tratar. Eu tenho tentado tratar dos outros me tratando também, e peço a DEUS que me ajude a não chegar a este ponto.

Enfim, amo demais a obra de DEUS e meu chamado, mas não quero ganhar o mundo todo e perder a minha alma. Orem por mim para que DEUS me conserve assim.

Um comentário: